quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Análise SWOT

Através da dica do professor Marquinhos, vamos começar a passar mais postagens teóricas, Vamos tentar explicar como funciona as ferramentas utilizadas para lapidar essa pedra preciosa chamada publicidade and Marketing...
Sendo assim, vou falar de Análise SWOT. A sigla SWOT vem das iniciais das palavras inglesas, Strengths (Força), Weaknesses ( Fraqueza), Opportunities ( Oportunidade) e Threats (Ameaças). Mas como todo bom Brasileiro resolvi avacalhar e vou chamar de um apelido carinhoso,
FOFA (Força,Oportunidade,Fraqueza e Ameaça) ...
A FOFA é uma poderosa ferramenta de Marketing, podendo ser utilizada desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. A aplicação da análise SWOT lhe permite sistematizar todas as informações disponíveis e obter uma leitura transparente do "campo de batalha”, podendo tomar uma decisão balanceada e conhecer onde está pisando.
Para entender melhor como se faz a Análise SWOT, Acompanhe através da imagem a seguir:


Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

As forç
as da empresa podem ser:
1- Vasto conhecimento em marketing, especializado na área.
2- Um novo produto ou serviço inovador.
3- A localização da empresa.
4- Qualidade dos processos e procedimentos.
Ou Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço.

As fraquezas da empresa podem ser:
1- Falta de conhecimento em marketing.
2- Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores). 3- A localização do seu negócio.
4- Baixa qualidade de seus produtos ou serviços.
5- Reputação duvidosa.

As oportunidades da empresa podem ser:
1- Um mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet.
2- Fusões, junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias.
3- Mudança para novas áreas do mercado.
4- Um novo Mercado Internacional. •

As ameaças podem ser:
1- A entrada de um novo competidor em sua área empresarial.
2- Guerra de preços com competidores.
3- Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador.
4- A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição.
5- Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.

Ao determinar todos os elementos teremos um quadro semelhante ao de baixo:

A comparação entre pontos fortes e fracos junto com as oportunidades de mercado e ameaças lhe permitirá responder as seguintes questões:
1) Como posso tirar vantagem das novas oportunidades, utilizando meus pontos fortes?
2) Quais pontos Fracos posso melhorar?
3) Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?
4) Quais ameaças, aliadas às fraquezas, preciso temer mais?

Ao terminar de preencher a Análise SWOT, você descobrirá que: Definiu as direções básicas de desenvolvimento para o seu negócio, fazendo uso de novas oportunidades e formulou os problemas básicos de sua empresa que necessitam de uma rápida solução para o melhor desenvolvimento de seu negócio.
Uma frase para finalizar e concretizar o significado de Analise SWOT: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças."

By:Maxi Fazendo postagem teórica hein... Quem diria :)


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